Menina Japonesa Também Chora
Atualizado: 19 de ago. de 2020
Pouco depois de eu voltar cheia de ideias do Festival de Música de Ourinhos, a Casa Passarinho, dos meus amigos Cris Miguel e Danilo Tomic, recebeu a apresentação da cantora Japonesa Yoshimi Katayama. Quem conhece o Danilo e sua relação com a música e a cultura japonesa, não estranharia a não ser por um detalhe: Yoshimi canta choros.
Doce e atenciosa após sua apresentação, Yoshimi compartilhou comigo, em bom português, alguns detalhes que vão além do seu release.
Natural da Cidade Tamamura, na Província de Gunma (que é estado-irmão do Estado de São Paulo), Yoshimi ouviu o disco da rainha do choro, Ademilde Fonseca, no início do ano 2000. Apaixonou-se tanto que foi estudar português com uma família residente em sua cidade.
Em 2003, Yoshimi conseguiu contato com Ademilde Fonseca. Ela enviou um email para um canal de televisão voltado para a comunidade brasileira no Japão. "Eu mandei assim: eu quero aprender chorinho mas acho que só Ademilde sabe tudo. Então eu preciso encontrar com ela." O diretor do canal respondeu em 2 dias com o número de telefone. Agilidade nipônica!