top of page

Aline Gonçalves

Rio de Janeiro/Brazil

Flauta/Clarinete/Arranjadora/Compositora

Coletivo Essa Mulher

instagram-logo.png

alinegoncalves.musica

Aline Gonçalves é bacharel em flauta pela UniRio, licencianda em música pela UFRJ e pós graduada em educação musical pelo Conservatório Brasileiro de Música . Integrou o grupo Camerata Brasilis, oTrio Itiberê Zwarg e a Itiberê Orquestra Família, com quem dividiu palco com Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Márcio Bahia, Vinícius Dorin. Em 2005 mudou-se para o Chile, onde viveu desenvolveu diversos trabalhos, entre eles VerdeVioleta, creaciones, sobre música de Violeta Parra e em 2008 realizou uma turnê pela América do Sul.

Desde sua volta ao Brasil, em 2008, atua na cena instrumental e da canção com participações em shows de Carlos Malta e Pife Muderno.

Na busca por atuar na luta por direitos através da arte, participa, em 2017, da fundação do Coletivo Essa Mulher, dedicado ao fomento da produção musical feminina no Rio de Janeiro e, em 2018, passa a fazer parte do grupo El Efecto.

Em 2020 coordena a classe de flautas do FIMUCA e cria EMMBRA - Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras, um songbook de composições instrumentais feitas por musicistas brasileiras, projeto finalista no Prêmio Profissionais da Música.

bottom of page