PRESENÇA FEMININA NO CHORO
Barbara Piperno, nascida na Itália em 1980, começa a estudar música aos 5 anos de idade. Em 1996, forma-se em flauta no Conservatório Gioachino Rossini, em Pésaro.
Paralelamente à atividade concertística, Barbara começa a experimentar outros gêneros musicais e descobre a voz como mais um instrumento para se exprimir. Desenvolve uma profunda paixão pela Música Popular Brasileira desde 2005, mas o encontro com o Choro ocorre somente em 2011.
No ano seguinte, após um período de estudos e pesquisas no Brasil, grava um CD com repertório tradicional de Choro com o grupo Choro de Rua. Em 2013, é lançado o CD do quinteto Circolo Odeòn (com clássicos do Choro e com músicas da tradição do Liscio Romagnolo, reinterpretadas com sotaque chorístico) e também o segundo CD do Choro de Rua, intitulado Aeroplanando, com o violonista 7 cordas Marco Ruviaro. Em 2015, grava um CD com o pianista e compositor Giovanni Guaccero e com Marco Ruviaro, intitulado “A roda dos planetas errantes”, um projeto de composições inéditas com forte influência chorísitica. Barbara está buscando literalmente espalhar o Choro pelo mundo afora.