top of page

Xeina Barros

São Paulo/Brazil

Pandeiro/Percussão

Água de Vintém

instagram-logo.png

xeinabarros

Começou a estudar ainda criança, influenciada pelas rodas de samba realizadas na casa de sua avó.

Estudou percussão popular no Conservatório de Tatuí e participou da oficina de pandeiro com Marcus Thadeu na “Semana Seu Geraldo de Música”, na cidade de Leme, em São Paulo. Aos 16 anos atuava profissionalmente ao lado de músicos de Piracicaba.

Atuou como pandeirista acompanhando Monarco, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Quarteto de Cordas Vocais, Agnaldo Luz, grupo Chorando na Sombra e outros conjuntos e músicos.

Apresentou-se em locais como Galeria Olido, SESCs, Bar Brahma e Teatro do Sesi.

Integrou como pandeirista, ao lado de Marcus Godoy (violão de sete cordas), Saulo Ligo (cavaquinho), Guilherme Soares (violão de seis cordas) e Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), o grupo piracicabano de choro Água de Vintém, fundado no ano de 2011, com o qual lançou em 2013 o CD intitulado “Café da Dona Chica”, com 12 choros inéditos, sendo alguns de autoria de componentes do grupo e um assinado por Maurício Carrilho, produtor musical do disco (Gravadora Acari Records).

No ano de 2015, fazendo parte do Água de Vintém, lançou o CD “Água de Vintém interpreta Sérgio Belluco” no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), de Piracicaba, com as participações especiais de Rafael Toledo (percussão), Alessandro Penezzi (violão), Leandro Oliveira (flauta), Rui Kleiner e a presença do compositor homenageado Sérgio Belluco, violonista, compositor e artista-plástico piracicabano (Sergio Napoleão Belluco), professor de importância para a música piracicabana.

bottom of page